Creative Commons – Incentive o uso dessa licença!

9 02 2009

Já que as férias estão acabando, nesses últimos dias eu venho me dedicando ao artigo sobre a Introdução ao Linux.

O artigo já tem alguma extensão considerável (não estou falando em html :D) e teve a colaboração de muitas pessoas, mas creio que uma das coisas mais interessantes foi o uso de textos de alguns artigos (pra falar a verdade, só um até agora) que usavam a licença Creative Commons. A parte introdução, que tem imagens lado a lado entre Windows e Linux, é um texto modificado de um artigo do Ledstyle (que hoje usa Mac, aliás), conforme é possível ler nas notas.

O meu apelo é que as pessoas usem a CC quando forem publicar qualquer tipo de conteúdo. Isso tem tudo a ver com a filosofia de liberdade do software livre – se já há algo pronto com o mesmo propósito que você precisa, por que reinventar a roda?

Vejam o caso do texto do Ledstyle, por exemplo. Ele parou de usar Linux faz tempo, o artigo estava desatualizado e não serviria para nada se estivesse protegido. Entretanto, com a CC, pude pegar o texto e “reciclá-lo”, modificando muita partes e colocando no meu guia.

Vai escrever um artigo, tutorial, etc? Você tem a opção de usar a CC.

Se você não está interessado, ao menos coloque no fim da página a licença do texto, seja lá qual for.

Abraços.


Ações

Information

Deixe um comentário